Paul Washer atua há décadas como palestrante ao redor do mundo, mas seu nome se tornou popular em 2002, quando pregou em uma conferência batista para aproximadamente cinco mil jovens.

O sermão, que ficou conhecido como “Pregação Chocante”, atraiu alguns milhões de visualizações no YouTube, recebendo legendas em diversos idiomas.

Na mensagem, Paul Washer afirma que muitos dos que se dizem seguidores de Jesus provavelmente estarão no inferno ao final de suas vidas.

“Eu estou aqui e eu não estou preocupado, em meu coração, sobre sua autoestima. Eu não estou incomodado, em meu coração, sobre se você vai se sentir bem consigo mesmo, se a vida está se tornando como você quer ou se o talão de cheques está ou não equilibrado. Há apenas uma coisa que me fez ficar uma noite sem dormir. Há apenas uma coisa que me incomodou durante toda a manhã, e é isso: dentro de cem anos, uma grande maioria das pessoas neste edifício estará, possivelmente, no inferno. E muitos que mesmo professando Jesus Cristo como Senhor vai passar a eternidade no inferno”, disse na ocasião.