O pastor Jonas Madureira, da Igreja Batista da Palavra, em São Paulo, inaugurou uma série de vídeos em seu canal no YouTube sobre o significado da cosmovisão e sua importância para a cristandade.

Na descrição do vídeo, o pastor – que leciona filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e teologia no Seminário Martin Bucer – apresentou um curto resumo do que esse conceito representa do ponto de vista teológico reformado.

“A primeira lição visa a apresentar o conceito de cosmovisão à luz do enigma da vida, tal como sugeriu Wilhelm Dilthey, em ‘Teoria da cosmovisão’ (1911). Há várias vias que podemos trilhar para encarar esse conceito. Escolhi aquela que considera a teoria da cosmovisão como uma recuperação da noção de que o ser humano não é uma mera coisa que pensa (Descartes), mas um ser que pensa em meios às inevitáveis circunstâncias da vida (Ortega y Gasset). O motivo se deve ao fato de que a teoria da cosmovisão é uma teoria profundamente preocupada com os critérios que usamos para interpretar o mundo. Ora, se para interpretar é necessário antes compreender, faz-se, portanto, imperioso refletir primeiramente sobre o modo como compreendemos a realidade. Dessa forma, teremos um contexto mais adequado para tratar, nas próximas lições, dos desafios da teoria da cosmovisão para a psicologia.

“Eu sou eu e minha circunstância, se não salvo minha circunstância não me salvo a mim. […] É preciso buscar o sentido do que nos rodeia” – José Ortega y Gasset (1883-1955), Meditações do Quixote

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here