O pastor Yago Martins comanda o canal Dois Dedos de Teologia e publicou um vídeo com análise do surgimento de youtubers gospel e os prejuízos causados à imagem da fé cristã por conta de oportunismo e sensacionalismo, verdadeiras “fraudes”, segundo ele.

“O cristão sempre teve interesse de ocupação de espaço. Se engajar na cultura, estar relacionado com o mundo à sua volta. E de ser representativo. Tem cristão na política, economia, nas artes. Mas, infelizmente muitos cristãos têm tentado serem representativos em coisas que não são muito boas e acabam misturando em seus canais conteúdos devocionais, teológicos com bobagens da cultura de forma geral. Torta na cara, marido maquiando mulher, tags, lendo a Bíblia em uma piscina de Nutella”.

“O problema disso na plataforma é que você confunde o público, que atrela duas coisas de uma forma só. O cara que tem um canal desse tipo sempre quer o melhor dos dois mundos: quer a liberdade de ter um canal pessoal e postar o que quiser, mas ele acaba querendo que o público responda a ele como um ministro, um pregador do Evangelho. A mensagem sempre vai ser: ‘Ah, o nosso canal serve para mudar a vida das pessoas’. Mas no fim das contas você tem a liberdade de postar a besteira que você quiser”.

“Você não fala só pelo o que você diz na oralidade, você fala também pela forma como se comporta. Se você se comporta de uma forma ímpia, aquilo que você diz para as pessoas é impiedade. Não adianta você defender pautas do Evangelho, certas aplicações cristãs, ter um canal de teologia, política, cultura e não se comportar com graça, amor e misericórdia. Você está dizendo para as pessoas que o cristianismo é isso. Você acaba estragando muito do trabalho pastoral”.

“[Agir tentando tirar proveito de todas as situações] acaba ensinando que ‘está tudo bem’ ter um comportamento reprovável desde que você defenda a pauta certa, esteja na igreja certa […] Isso também é um desserviço. Isso é um alerta para os cristãos. Reproduzir padrões morais de youtubers que você assista, que falam da pautas cristãs, mas não têm um comportamento cristão é copiar a impiedade”.

As tags, ferramentas de contextualização do conteúdo dentro do YouTube, servem para que a plataforma direcione determinado material para o público-alvo. E isso tem sido usado de forma fraudulenta por muitos youtubers cristãos, segundo Martins.

“Você coloca tags sobre o tema dos vídeos e assuntos relacionados que não aparecem no título. O YouTube tem uma política de tags muito séria. Se você coloca no seu vídeo tags que não são relacionadas àquilo que os vídeos realmente significam, é fraude no contexto do YouTube. Se de alguma forma as tags do seu vídeo não representam o conteúdo de fato, você pode perder o vídeo, o YouTube interpreta isso como um ato de mentira, de enganação”.

“Esses youtubers não estão só recebendo o tráfico de visualizações indevida, mas também estão estragando aquilo que a plataforma significa de forma a estragar todo o YouTube e prejudicar absolutamente todo produtor de conteúdo na internet. O YouTube nos convida a denunciar esses canais. A reflexão que fica é, vale a pena você mentir para ganhar visualizações? Mentir e estragar uma ferramenta para receber mais destaque e receber mais dinheiro? Pelo o que mais você mentiria? Que outros pecados você cometeria e se sujeitaria para receber algum benefício pessoal nesse processo?”.