O reverendo Hernandes Dias Lopes, da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo (SP), concedeu uma entrevista ao canal da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte no YouTube e destacou os riscos da prática de falar palavrão, pois a Bíblia alerta sobre o uso de palavras torpes e desaconselha essa postura

“Palavrão é um hábito perigosíssimo, é um vício. Parece que a nossa cultura está cada vez mais se degradando e se você não falar um palavrão você está fora do contexto. Você não consegue se comunicar direito, você vê hoje que está no rádio, na televisão, no futebol então nem se fala”, contextualizou o pastor Hernandes Dias Lopes.

O entrevistador, pastor Jeremias Pereira aprofundou essa linha de raciocínio: “Esses dias eu fui em uma escola secundarista e eu tomei o maior susto, porque eu nunca vi tanta menina falando palavrão. Daqueles que eu nunca havia ouvido. Agora os crentes são engraçados, ao invés de falar palavrão eles falam ‘misericórdia’. Eles fazem uma interjeição como se estivessem xingando, é na bagagem da ira”.

Lopes citou a passagem bíblica de Efésios 4:29: “’Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe’. Ele não diz algumas, ele diz nenhuma. E se unicamente ela for boa para edificação, conforme a necessidade. Então determinadas coisas, mesmo sendo verdade, é preciso saber se é oportuno e se vai ajudar”, pontuou.